Segundo informa a Docapesca em comunicado, o investimento de 1 milhão de euros na requalificação do porto de pesca e da lota, «tem em vista a certificação do sistema de segurança alimentar».
A Docapesca lançou um concurso público para a requalificação do edifício da lota de Lagos, com o preço-base de 350 mil euros, contemplando várias intervenções, tendo como objetivo a renovação do edifício e a obtenção da certificação pela norma ISO22000:2018.
Esta é uma de várias intervenções neste porto de pesca em curso, com a instalação de novos pontões flutuantes, uma fábrica de gelo e máquina de lavagem de caixas de pescado, nova rede de esgotos e uma central fotovoltaica, que representam um investimento adicional de cerca de 600 mil euros, regista a mesma fonte.
Sendo a higiene e a segurança alimentar do pescado um dos objetivos estratégicos da Docapesca, a empresa informa que, tem vindo a reforçar as condições de segurança e qualidade alimentar através da requalificação dos edifícios e equipamentos e da melhoria dos procedimentos organizacionais, com vista à implementação do sistema de gestão de segurança alimentar qualificado pela norma ISO 22000. Atualmente, o sistema encontra-se implementado em 13 lotas, com o objetivo de ser alargado às restantes, conclui o mesmo documento.