Os 50 anos do 25 de abril vão ser celebrados em Faro com um programa que inclui a sessão solene e hastear das bandeiras, uma marcha da liberdade e vários momentos culturais em diferentes espaços da cidade.
Um concerto de Diogo Piçarra, no dia 24, no palco da Doca, e o espetáculo “Ópera de Abril”, pela Orquestra do Algarve, no dia 25, no Teatro das Figuras, são duas propostas da organização a cargo de uma comissão criada pela Assembleia Municipal de Faro.
As celebrações abrem no dia 24 de abril com a Marcha da Liberdade, na Avenida 5 de outubro, a partir das 11h00, enquanto às 18h30, a Associação Recreativa e Cultural dos Músicos recebe o concerto “Na mesma Rua a cantar Abril”.
A partir das 22h00 do mesmo dia, o palco da Doca recebe o cantor farense Diogo Piçarra para um concerto. No dia 25, o Jardim Manuel Bívar recebe, a partir das 10h00, as peças de teatro “A que cheira a Liberdade”, do VATe – Vamos Apanhar o Teatro, da ACTA, dirigida a crianças; “Ouvi Dizer”, do Teatro de Vizinhes – Janela Aberta Teatro; e “Nacional 2”, do Lama Teatro.
No mesmo local, a partir das 11h00, terá lugar um concerto de João Violão e Banda Pepperoni dirigido também ao público infantil.
A partir das 14h00, acontece o desfile da Liberdade, na Praça da Liberdade (Pontinha), com a Banda Filarmónica de Faro e o Grupo Coral Ossónoba, seguindo-se, às 14h30, o hastear das bandeiras, e às 14h45, a sessão solene, no Teatro Lethes.
A partir das 18h00, tem lugar a Ópera de Abril pela Orquestra do Algarve no Teatro das Figuras.
Toda a programação é de entrada livre, sujeita à lotação dos espaços, informa nota divulgada.