Dicas

Dicas para recuperar dos excessos das festas

Foto - Depositphotos  
Os especialistas na área da nutrição deixam algumas dicas para recuperar a forma e o peso após os excessos do Natal e da Passagem de Ano.

PUB

O ideal é começar já hoje a traçar um plano para se libertar dos quilinhos a mais e desintoxicar o organismo. Janeiro é o mês ideal para começar a fazê-lo, já que, segundo os entendidos, é comum que se aumentem entre 3 e 5 quilogramas na quadra festiva que se passou.

A Dermage apresenta estas dicas essenciais para voltar a uma rotina saudável:

1. Primeiro é muito importante traçar um plano tanto de treinos como alimentar, mas um plano realista. Não queira ser muito duro consigo próprio senão depois não cumpre e facilmente entra numa espiral de derrota.

2. Inclua diariamente alimentos que “limpem” o fígado. Alguns desses alimentos são o alho, a toranja, beterraba, cenoura, chá verde, abacates, verduras de folhas verdes como o espinafre, entre outros e bananas, por exemplo.

3. Esqueça as bebidas com álcool, refrigerantes, sumos artificiais ou as bebidas energéticas. Antes de tudo, beba exclusivamente água. Não precisa de todas as outras bebidas calóricas e que só vão descompensar o seu organismo.

4. Quando sentir uma enorme vontade de comer doces, porque vai senti-la, coma uma peça de fruta. É uma excelente forma de enganar o organismo, além de que o açúcar da fruta chega para suportar essa necessidade.

5. Não é fácil manter uma dieta e a verdade é que se nos privarmos de tudo, o mais certo é desistirmos rapidamente do plano de emagrecimento. Assim sendo tem “sinal verde” para fazer uma asneira por semana, mas não exagere, recomenda a Dermage.

Se desejar praticar um estilo de vida saudável e sem necessitar de andar sempre a fazer dieta, uma boa opção é, aos poucos, reduzir os produtos industrializados e açucarados da sua alimentação, dando lugar a produtos frescos, confecionados em casa, com menos gorduras e sem que tenham passado por processos de transformação. Não precisa de passar fome, basta que invista em produtos de qualidade, onde deve incluir sopa, fruta, mais legumes como acompanhamento da carne e do peixe e, claro, beber pelo menos 1.5 litros de água ao longo do dia.

Ao mesmo tempo, torna-se essencial que, inclua a prática diária de exercício físico e, para tal, não precisa de muito investimento, mas sim, de disciplina e força de vontade.

Pode optar por  frequentar um ginásio ou, se preferir, realizar exercícios em casa sem necessitar de muito investimento. Basta ter um pequeno espaço onde possa saltar e correr em cima de um tapete, fazer cerca de 10 exercícios diferentes para que possa incluir todos os grupos musculares no movimento.

Uma caminhada diária e vigorosa ao ar livre de pelo menos 30 minutos, também vai fazer toda a diferença.

Para além de libertar o peso a mais, estará a investir na sua saúde física e mental, já que, uma alimentação equilibrada e saudável, aliada à atividade física, é a base para que se sinta bem. Priveligie também o descanso, pois beneficiará de melhor humor, mais energia e menos apetite. Durma entre 7 e 8 horas por dia e siga este plano, sabendo que, mais festas vão surgir e que não deve continuar a acumular o peso adquirido nos últimos dias. Seja rigoroso, disciplinado, persistente e, acima de tudo, vá aos poucos, pois os excessos não são positivos, nem para o peso, nem para perdê-lo, sob pena de desistir facilmente e, não é o que se pretende!

Já agora, aproveite para instituir este estilo de vida ao longo de todo o ano. A sua saúde agradece e o seu bem-estar será reforçado.