Dicas

Dicas para quem tem pouco tempo para fazer exercício físico

Dicas para quem tem pouco tempo para fazer exercício físico
Dicas para quem tem pouco tempo para fazer exercício físico  
Foto - javi_indy Freepik
Se tem pouco tempo e pretende manter-se em forma de modo eficaz, siga estas orientações dos especialistas.

PUB

Estudos recentes demonstram que mesmo breves sessões de atividade física, de apenas 10 a 20 minutos diários, podem proporcionar enormes benefícios para a saúde. Incorporar estes exercícios nesses poucos minutos não só é viável como é altamente eficaz para manter um corpo saudável, melhorar o estado físico e mental, e combater o stress, salienta uma publicação no Blog: bolachasgullon.pt.

Os benefícios de fazer exercícios curtos e rápidos:

Melhora da saúde cardiovascular

O exercício breve e de alta intensidade, como o HIIT (High-Intensity Interval Training), é especialmente eficaz para melhorar a saúde cardiovascular. De acordo com o FisioFitness, Centro de Entrenamiento Personal y Fisioterapia, trata-se de um “treino de alta intensidade que consiste na prática de atividades físicas que elevam a sua frequência cardíaca, alternadas com outras que a diminuem. Este tipo de treino deve durar aproximadamente entre 18-30 minutos de trabalho de alta intensidade.” – destaca o mesmo blog.

Realizar intervalos de atividade intensa seguidos de breves descansos pode aumentar a frequência cardíaca e melhorar a eficiência do coração, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares a longo prazo, tal como queimar calorias de modo mais rápido.

Através de atividades como os saltos ou os burpees, poderá ativar inúmeros grupos musculares, o que aumenta o seu ritmo metabólico e promove a redução de calorias, exemplifica o bolachasgullon.pt.

Aumento da força muscular

Movimentos como agachamentos, flexões ou exercícios com pesos podem fortalecer os músculos e melhorar a tonificação corporal com apenas uns minutos por dia. Se combinarmos diferentes tipos de exercícios, conseguimos trabalhar tanto a resistência como a força, lê-se no mesmo blog.

Redução do stress

O exercício, mesmo em pequenas doses, liberta endorfinas, o que contribui para a redução do stress e a melhoria do humor, pelo que, um treino rápido pode permitir uma pausa mental e física, ajudando a reduzir a ansiedade e a aumentar os níveis de energia para enfrentar o resto do dia.

Otimização do tempo

A principal atração dos treinos curtos de alta intensidade é a eficiência. Se não tem uma hora para fazer exercício, poderá conseguir resultados semelhantes em apenas 15 minutos por dia. Isto é perfeito para as pessoas que têm dias cheios de responsabilidades, mas querem ter uma vida mais saudável, sugerem os especialistas.

De acordo com os entendidos, o importante é criar uma rotina diária para a prática de exercício físico, ir aumentando a intensidade e o tempo à medida em que se sente cada vez mais em forma e gostar de realizar esta atividade, seja ao levantar ou no final do dia de trabalho.

Para mudar o seu estilo de vida, comece aos poucos, respeite o seu próprio ritmo, diversifique os exercícios de vez em quando e desfrute de um bem-estar generalizado dia após dia.

Ao mesmo tempo, tenha em atenção os hábitos alimentares, as horas de sono e de descanso diário, beba dois litros de água diariamente e, sinta-se em forma!