Ambiente

Dia Mundial dos Oceanos celebrado no Algarve com sete rotundas marinhas

 
No Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) serão inauguradas instalações artísticas em sete rotundas algarvias, "num grito de alerta para o futuro dos oceanos".

Segundo comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, (CCDR) as instalações artísticas foram construídas no âmbito do projeto LIXARTE - transformar lixo em arte por alunos de dezassete escolas, quinze parceiros e voluntários. Os trabalhos foram elaborados usando o lixo recolhido nas limpezas de praias e ribeiras algarvias, com intenção de recriar espécies das pradarias marinhas da Ria Formosa, um dos vários habitats atualmente ameaçados.
 
O dia de inauguração não foi escolhido ao acaso e está a ser organizada uma caravana que, para além de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, irá visitar e inaugurar cada uma das rotundas marinhas. A população é convidada a juntar-se a este movimento, podendo acompanhar todo o percurso, pequenos troços ou escolhendo uma das sete rotundas.
 
Esta rota irá percorrer o Algarve no sábado, dia 8 de junho, passando por Portimão (9h00 Bemposta); Lagoa (9h45 Parchal); Albufeira (10h30 Rotunda do Alto dos Caliços); Loulé (11h15 Quarteira - Rotunda do PNECO), Faro (12h00 Teatro das Figuras); Olhão (12h45 Rotunda de Quelfes); e Vila Real de Santo António (13h30 Rotunda dos Atuns), onde termina com um almoço-debate na Mata de Vila Real de Santo António.
 
Em alguns pontos haverá animação e atuações: em Quarteira, o curso de Artes Performativas fará um número de Clowns e na Bemposta são esperados os ativistas da Associação SOMAR.
 
O projeto LIXARTE - transformar lixo em arte – pretende afirmar-se como um projeto de ARTivismo e de ciência cidadã e sensibilizar, através da expressão artística, para a urgência de proteger os Oceanos. A edição deste ano Lixarte_Rotundas conta com a coordenação artística da olhanense Joana Bandeira Rocha.
 
O Lixarte_Rotundas tem como parceiros alunos de escolas de sete concelhos algarvios: Secundária Albufeira e EB 2,3 da Guia (Albufeira); Secundária Tomás Cabreira, EB 2,3 Joaquim Magalhães, EB 2,3 Afonso III, Secundária Pinheiro e Rosa e EB 2,3 Neves Júnior Faro); Secundária Laura Ayres e EB 2,3 D. Dinis (Quarteira); Secundária Francisco Fernandes Lopes, EB 2,3 Alberto Iria, EB1 Alberto Iria e EB 2,3 João da Rosa (Olhão); EB 2,3 Rio Arade, Parchal (Lagoa); EBS Bemposta (Portimão); EB2,3 D. José I e EB 2,3 Monte Gordo (Vila Real de Santo António).
 
Conta ainda com o apoio de Europe Direct Algarve, Sciaena, Projeto GEA, Projeto SOS Planeta, APA-ARH Algarve – Voluntariado Ambiental para a Água, CCVAlgarve, Greve Climática Algarve, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa – F Belas Artes (mentoria), Projeto Confi-Arte – UNLisboa, ASMAL, CM São Brás de Alportel - Quinta do Peral, Docapesca,CCDR Algarve, Inframoura e Voluntários: estudantes da Universidade do Algarve, fotógrafos, curadores e jovens ativistas.