O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se a 25 de novembro. O MDM-Movimento Democrático de Mulheres, numa parceria com o Cineclube de Faro, vai levar a efeito no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, no dia 25, às 21h00, a projetação o filme Transe de Teresa Villaverde Cabral, seguido de um debate sobre o tema com convidados.
Transe é um filme de 2006. Coproduzido internacionalmente, é realizado e escrito por Teresa Villaverde Cabral. A longa metragem de ficção que explora o tema da imigração dos países de leste para a Europa, segundo a dolorosa experiência de uma jovem que procura em vão uma vida mais digna.
Em comunicado, o MDM diz que é preciso continuar a aprofundar medidas de prevenção, combate e erradicação da violência, o cumprimento dos direitos das mulheres e proporcionar condições para que a igualdade e a não-violência sejam uma realidade. "A política económica, salarial e de emprego deve ter em conta que a única forma de garantir a dignidade real dos seres humanos é garantir-lhes formas de subsistência e de vida que lhes permita fazer as opções de vida a que têm direito. Deve haver, assim, um reforço das políticas que valorizem o papel da mulher na sociedade e que vai no sentido de eliminar as desigualdades que não só ainda persistem como se agravam", defende o movimento.
Esta ação conta com as parcerias do IPDJ, União de Freguesias de Faro e Câmara Municipal de Faro.