Sociedade

Dia Internacional do Animal assinalado em Quarteira com várias atividades

Foto - Junta de Freguesia de Quarteira
Foto - Junta de Freguesia de Quarteira  
A Junta de Freguesia de Quarteira e a Animal Rescue Algarve (ARA) celebram o Dia Internacional do Animal, no próximo dia 4 de outubro, no Largo do Centro Autárquico com uma uma ação de adoção para cães e gatos, pelas 15 horas, seguida da Hora do Conto: “O reino de cães de três patas”, da autoria de Nathalie Dias, pelas 15h30. A iniciativa vai contar, ainda, com um stand de merchandising da ARA e um espaço para pinturas faciais para os mais novos, refere nota da Junta de Freguesia de Quarteira.

O ponto de encontro da conhecida Cãominhada realiza-se pelas 18h30, no Largo do Centro Autárquico, e estende-se ao longo de 2 km do Passeio das Dunas, em que "todos os animais de estimação são bem-vindos", lê-se na nota. 
 
A autarquia e a associação apelam, ainda, a que os participantes entreguem donativos em género alimentar que irão reverter a favor da Vila dos Gatos e do Projeto 7 Vidas. 
 
«A adoção e a responsabilização estão, obrigatoriamente, interligadas. Um bom lar não é apenas aquele onde existe carinho. É necessário, também, existirem condições para acolher cada um destes animais que estão à espera de uma família», refere Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira. O autarca destaca que enquanto poder local, e em parceria com associações como a ARA, têm trabalhado para ter mais abrigos e voluntários na freguesia para acompanhar o elevado número de gatos silvestres existentes, mas que gostavam que os mesmos tivessem um lar digno, sendo que o mesmo se aplica a todos os animais em situação de abandono.
 
A exposição fotográfica “À espera de um lar”, da autoria de Carlos Filipe (fotógrafo da ARA), com animais disponíveis para adoção da associação, vai estar disponível durante o mês de outubro no Centro Autárquico, onde será possível ficar a conhecer toda a história sobre cada um dos animais.
 
Sid Richardson, presidente da ARA, acredita que, como associação, «criámos um dos melhores abrigos para animais da Europa, mas o mais importante é o nosso padrão de bem-estar animal. Continuaremos a trabalhar incansavelmente com o município e muitas escolas para garantir a melhoria contínua do bem-estar animal em Portugal».