Em comunicado, a autarquia regista que Joaquim José de Sousa Teodoro, foi um "entusiasta da democracia local" e "cidadão ativo na comunidade". Foi membro da Assembleia Municipal, eleito pelo Partido Socialista, nos mandatos e 1990 a 1993 e 1993 a 1997 e ainda membro da Assembleia de Freguesia, igualmente eleito pelo Partido Socialista de 1998 a 2017.
Emigrante em França, "como muitos jovens da sua geração", Joaquim Teodoro manteve sempre forte ligação a São Brás de Alportel, "terra a que prontamente regressou para se dedicar profissionalmente ao comércio de farinhas agropecuárias, com distribuição no Algarve e parte do Alentejo".
Joaquim José de Sousa Teodoro "foi desde sempre um cidadão interventivo na comunidade, dotado de uma energia contagiante e boa disposição, consistindo numa carismática figura da nossa memória local. A sua paixão pelo desporto levou-o a assumir as funções na Direção da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, na década de 90", acrescenta a missiva.
O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, apresenta em nome da Câmara Municipal, "dos seus órgãos eleitos, de todos os seus trabalhadores e colaboradores, em representação da comunidade são-brasense, sentidos pêsames à família enlutada, bem como a todos os seus amigos num reconhecido tributo à sua vida", conclui a nota.