Para assinalar esta efeméride, a cidade recebe uma programação especial a partir de 29 de janeiro. Em destaque, estará a presença da embarcação "Por Mares", uma iniciativa da companhia Barca Criativa, liderada pelo comandante Nuno Paulino, recentemente distinguido com o prémio honorário Art Grant no Festival Burning Man.
Durante este período, em coprodução com o Município de Vila Real de Santo António, será realizada uma residência de criação teatral, com animações de rua, inspirada em textos históricos do investigador Fernando Pessanha. O projeto explora a temática da pirataria e do corso nos mares algarvios, destacando a singularidade histórica de Santo António de Arenilha e a sua importância na projeção marítima da política de expansão portuguesa.
No dia 31 de janeiro, o historiador algarvio Fernando Pessanha acompanha alunos de turmas do 3.º ao 6.º anos em "Passeios Piratas pela Toponímia de Vila Real de Santo António".
As comemorações oficiais do dia 8 de fevereiro terão início às 9h00, com o hastear das bandeiras, acompanhado pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António. Às 10h00, realiza-se a sessão solene, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.
Às 18h00, o espetáculo comunitário teatral e multimédia envolve diversas associações locais, grupos de teatro, escolas e entidades culturais e comerciais de Vila Real de Santo António. Esta produção cultural, com início junto ao Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, pretende promover junto de residentes e visitantes, o património histórico e cultural da cidade.