Em linhas gerais, caminhar ajuda a reduzir o stress, a perder peso, promove uma boa saúde cardiovascular e muito mais.
Andar a pé é uma forma pouco valorizada de exercício, mas a verdade é que tem uma grande variedade de benefícios a nível físico, mental e emocional.
De acordo com uma publicação do Hsmporto, uma caminhada diária ajuda-o nos seguintes aspetos:
Criatividade
Se não consegue encontrar uma solução para um problema, vá dar um passeio a pé! Vários estudos demonstram que as pessoas são mais criativas quando caminham do que quando estão sentadas.
Resposta à insulina
Caminhar pode aumentar a resposta do seu organismo à insulina, o que por seu lado diminui a gordura abdominal.
Risco de doença
Existem estudos que comprovam que o risco de desenvolver diabetes, tensão alta, doença cardiovascular, AVC, Alzheimer e cancro de mama é significativamente reduzido se fizer regularmente uma caminhada.
Sistema digestivo
Uma das primeiras coisas que são ditas aos pacientes que acabaram de fazer uma cirurgia abdominal é que comecem a caminhar. Isso é porque caminhar envolve todos os músculos abdominais e estimula o movimento do sistema gastrointestinal.
Varizes
As veias varicosas são o resultado de veias fracas nas pernas e pés. Caminhar fortalece esse “sistema circulatório secundário” e ajuda a prevenir a formação de varizes.
Ossos
Levantar pesos é um excelente exercício para estimular a saúde dos ossos, mas caminhar também. Vários estudos demonstram que as mulheres que caminham no mínimo quatro horas por semana reduzem 40% o risco de fratura da anca.
Equilíbrio e coordenação
À medida que envelhecemos, os nossos músculos podem enfraquecer e perder parte da “memória” que tiveram ao longo dos anos. A caminhada regular não só mantém os músculos fortes, mas mantém também a memória muscular crítica intacta.
Artrite
Vários trabalhos de investigação demonstram que a caminhada regular reduz a dor associada à artrite. Andar também pode proteger as articulações, especialmente os joelhos e ancas.
Sistema imunitário
Quem anda a pé pelo menos 20 minutos por dia apresenta um sistema imunitário mais forte e apresenta até 43% menos dias de doença.
Sono
Caminhar pode ajudá-lo a adormecer mais rápido e a dormir mais profundamente. Os passeios da manhã são especialmente benéficos, pois a exposição ao início da luz do dia ajudam a manter os padrões naturais de sono.
Segundo a mesma publicação, qualquer pessoa pode caminhar sem que necessite de investir mais dinheiro do que o necessário para adquirir calçado confortável e escolher um local agradável para o fazer.
Existem cada vez mais espaços específicos nas cidades para caminhar, por isso, seja um atleta ou um amante de sofá, não hesite em andar a pé pelo menos meia hora por dia!