Foi com este propósito que se realizou no edifício dos Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, o XII Meetup Digital Health Portugal, evento que reuniu especialistas, empresas tecnológicas, profissionais de turismo médico e representantes de instituições do setor da saúde para discutir as mais recentes inovações e soluções tecnológicas no apoio ao doente estrangeiro.
A sessão contou com as participações de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos; André Gomes, presidente do Turismo do Algarve; Ana Marreiros, vogal do conselho de administração ULS Algarve; Paulo Bernardo, administrador da W4M Digital Solutions e Paulo Nunes de Abreu, um dos fundadores da Digital Health Portugal.
Durante o evento, foram debatidas questões como a criação de interfaces digitais adaptadas a diferentes línguas, ferramentas de gestão de saúde à distância e a importância da segurança e privacidade dos dados dos pacientes. As apresentações e painéis de discussão abordaram, ainda, casos de sucesso e tendências emergentes na digitalização dos serviços de saúde, evidenciando o papel da tecnologia na otimização da experiência do paciente internacional.
No conjunto dos temas abordados, a “Regulamentação e Segurança no Turismo de Saúde” e a “Saúde Digital: Tendências Futuras no Turismo de Saúde e Bem-Estar” foram tópicos que estiveram em destaque no debate.
O presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, considerou que o Turismo de Saúde e Bem-Estar tem um enorme potencial na região, com infraestruturas de grande qualidade, faltando apenas a organização da região em torno desse objetivo.