O deputado do PCP no Parlamento Europeu, realizou no Algarve uma jornada de trabalho dedicada ao contacto com estruturas representativas do setor da pesca tendo em conta a elaboração de um relatório sobre "A situação da pesca de pequena escala na UE - perspetivas futuras" - no âmbito da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu - de que João Pimenta Lopes é relator.
Partindo da situação em que se encontra a pesca no país, com destaque para a pesca de pequena escala, o PCP descreve em comunicado enviado, que foi possível confirmar "problemas concretos relacionados com a formação dos rendimentos, os custos de produção, as dificuldades no acesso a apoios ou o envelhecimento da frota e das tripulações". Nos contactos realizados, o deputado diz ter identificado outros problemas como o estado de degradação de portos e barras algarvias a requererem urgente investimento.
Nesta jornada, João Pimenta Lopes participou ainda em duas ações de rua. Em São Bartolomeu de Messines, teve lugar uma concentração promovida pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos que contou com mais de uma centena de utentes e de autarcas da CDU, em defesa do Serviço Nacional de Saúde, contra a falta de médicos e de consultas naquela unidade de saúde do concelho de Silves. Em Faro, teve lugar uma concentração de trabalhadores promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal – CGTP-IN, no âmbito da greve que está a decorrer (entre 2 e 4 Novembro) nos transportes urbanos de Faro (PXM Transportes Urbanos de Faro), onde exigiram o aumento dos salários, a defesa dos direitos e dos postos de trabalho.
A finalizar, João Pimenta Lopes participou ainda numa sessão de esclarecimento promovida no Centro de Trabalho do PCP no concelho de Albufeira.