Alexandre Pereira, deputado Municipal pelo PAN, apresentou em 2022 uma recomendação para que a comemoração do 25 Abril, em Olhão, passasse a ser realizada com uma sessão solene, onde todos os partidos ou movimentos de cidadãos eleitos pudessem indicar um representante para discursar perante o público.
Em 2023, como o mesmo objetivo, apresentou um voto de protesto, propondo a constituição de uma comissão organizadora das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com a inclusão de todas as forças políticas.
No ano em que se comemora, meio século de democracia em Portugal, Alexandre Pereira, refere em comunicado, que “é com sentimento de dever cumprido que este ano, Olhão irá finalmente celebrar a data com mais democracia. Conseguimos que fosse criada uma comissão municipal de celebração do 50.º aniversário do 25 de Abril, onde decidimos e aprovámos realizar uma cerimónia oficial onde os eleitos locais dos vários quadrantes políticos, irão apresentar a sua reflexão sobre este importante acontecimento e as suas repercussões no contexto político, social e económico do nosso país, que terá lugar no dia 25 de abril, pelas 11h00 no Auditório Municipal Maria Barroso. E no dia 27, pelas 16h30, iremos realizar uma tertúlia onde os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, vão poder debater sobre os desafios para o futuro.”
Para o deputado, “este foi um importante passo dado no sentido certo, não foi fácil, houve muita resistência à mudança, mas há tradições que devem ser quebradas, esta era uma delas, além de não fazer sentido que no 25 de abril houvesse liberdade para falar apenas o PS, este era um péssimo exemplo de democracia em Olhão. Em boa hora o executivo acolheu a nossa proposta, esperamos que aconteça mais vezes, conclui”.