Saúde

“Dê troco a quem precisa” nas farmácias aderentes do distrito de Faro

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arrancou hoje nas farmácias aderentes do distrito de Faro.

PUB
 
A iniciativa, que termina no dia 21 de dezembro, convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias ao Fundo Solidário abem: O montante angariado pela ação será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos às pessoas carenciadas abrangidas pelo programa abem: Rede Solidária do Medicamento, projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
 
O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.
 
No distrito, existe ainda uma rede de 53 farmácias abem: onde os 1.331 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 61.250 embalagens de medicamentos no distrito de Faro no âmbito do programa.
 
Paralelamente à campanha, que decorre nas farmácias aderentes entre os dias 13 e 21 de dezembro, é também possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de: MBWAY: 932 440 068 ou por Transferência bancária: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7.
 
A Associação Dignitude, promotora do programa abem, emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para [email protected].
 
Uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.