Logo no primeiro dia, na Câmara Municipal, decorrerá uma sessão solene de abertura que contará com a atribuição da medalha municipal de mérito e dedicação “Grau Ouro” a António Novais Henriques, que segundo justifica a autarquia em comunicado, "está ligada à sua constante entrega aos desafios associativos de Aljezur". Nesse momento serão ainda atribuídas outras medalhas municipais de mérito cultural e desportivo a várias associações do concelho.
As festividades arrancam na sexta-feira, dia 25, com a abertura da Street Food, junto ao mercado municipal, com petiscos, tasquinhas e apontamentos musicais. No dia 26, a noite "anima-se" ao som do Deejay Telio e de Richie Campbell no dia 27.
A já popular Noite A - Noite Multicultural, que se apresenta com o habitual branco como “dress code” vai acontecer no dia 28 de agosto. O evento vai ocorrer na zona histórica e será palco de diferentes espectáculos e performances. Ao longo do dia, os visitantes terão ainda a possibilidade de visitar os núcleos museológicos do circuito histórico-cultural e ambiental da vila e, ao final da tarde, Rita Guerra dará um concerto intimista no palco do Castelo. A noite terá os D.A.M.A no palco principal, com o convidado Buba Espinho.
A festa continua na manhã do feriado municipal com a tradicional marcha-passeio até à praia do Monte Clérigo, com a recriação do banho de 29, onde todos são convidados a tomar o “banho santo”.
Ao final da manhã terá início a “Mega Sardinhada em sua Casa”, com a distribuição gratuita, em todas as freguesias, de sardinhas.
O encerramento das festividades ficará a cargo, no palco principal, de João Pedro Pais.