Economia

Dados mostram que Algarve afirma-se como região de "inovação, tecnologia e atração de talento"

Foto - CCDR Algarve
Foto - CCDR Algarve  
O presidente da CCDR Algarve, I.P., participou, na quarta-feira, na sessão de abertura da Algarve Tech Hub Summit, em Lagos, destacando a crescente afirmação da região como território de inovação, tecnologia e atração de talento.

PUB

Dados mais recentes mostram que o setor tecnológico tem vindo a consolidar-se e a ganhar expressão no tecido económico regional. Segundo referiu José Apolinário, no final de 2023, existiam no Algarve 1381 empresas de base tecnológica, responsáveis pela criação de 2971 postos de trabalho diretos e pela geração de 104,7 milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB).

Entre 2019 e 2023, o crescimento tem sido particularmente expressivo, com 603 novas empresas de alta e média-alta tecnologia e serviços intensivos em conhecimento; mais 1086 pessoas ao serviço nestes setores e 64,5 milhões de euros de VAB gerado.

Para José Apolinário, “estes números mostram que estamos a consolidar um ecossistema inovador, competitivo e com capacidade para atrair e reter talento, promovendo novas oportunidades de qualificação, emprego e desenvolvimento empresarial”.

O responsável destacou o papel dos fundos europeus de coesão mobilizados no Programa Regional Algarve 2030, que permitirão, reforçar infraestruturas tecnológicas, com a consolidação do Algarve Tech Hub e a sua extensão ao Parque das Cidades, apoiar infraestruturas científicas, tecnológicas e incubação empresarial em Portimão, concluir novos edifícios de formação superior na área digital, em Faro (Campus de Gambelas) até 2027, para cursos CTeSP em Portimão até 2029 e lançar avisos para recursos humanos altamente qualificados, como forma de atrair quadros especializados para a região.

Foi também sublinhado o papel da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI Algarve) no reforço da digitalização, conectividade e capacitação tecnológica, alinhada com a Década Digital 2030 e com prioridades europeias como o novo programa STEP, orientado para tecnologias digitais, tecnologias limpas e eficientes em recursos e biotecnologias. 

Na sua intervenção, José Apolinário destacou ainda a importância da colaboração com a Universidade do Algarve, com o sistema científico e com os municípios, nomeadamente o papel do Município de Lagos na captação de nómadas digitais e no desenvolvimento de novas áreas de acolhimento empresarial com conectividade de última geração.