Em comunicado, Cristóvão Norte adianta a recandidatura assenta numa linha de "exigência política e de afirmação do Algarve como prioridade nacional, reforçando a influência da região nas decisões centrais e garantindo a concretização de investimentos estruturantes".
O também deputado na Assembleia da República lembra que, na tomada de posse deste mandato, assumiu publicamente o compromisso de que não se recandidataria caso o processo do novo Hospital Central do Algarve não conhecesse avanços decisivos.
Atualmente, considera que o contexto é diferente, em que o processo do hospital "conheceu avanços concretos, integrando um ciclo de decisões estruturais que colocam o Algarve no maior programa de investimento público de que há memória na região", dando como exemplos, o avanço do processo do novo Hospital Central do Algarve e reforço de meios. Na gestão da água, "com soluções estruturais para enfrentar a seca e na educação e habitação, respondendo aos desafios do crescimento regional".
Para os restantes órgãos distritais, serão também apresentadas as candidaturas de José Mendes Bota à presidência da Assembleia Distrital e de Alexandra Evangelista à presidência da Comissão de Auditoria Financeira.
A apresentação da candidatura tem lugar na próxima sexta-feira, pelas 18h00, na sala de imprensa do Estádio Algarve, no Parque das Cidades, a qual é aberta ao público e aos órgãos de comunicação social.