Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, na sua intervenção na tomada de posse dos órgãos do PSD Albufeira, liderados por Cristiano Cabrita, assumiu que “a situação do acesso a médico de família no concelho de Albufeira é crítica. O Governo anterior comprometeu-se a que todos os cidadãos beneficiassem de médico de família. Albufeira é um dos concelhos do país que tem mais pessoas sem médico de família, mais de 15000. Não é aceitável.”, sinalizou.
Nesse sentido, explicou que o Governo já decidiu que vai lançar 5 Unidades de Saúde Familiar (USF) - tipo C para o Algarve, “vou-me empenhar para que uma delas seja em Albufeira e, desse modo, farei diligências em articulação com o presidente José Carlos Rolo para que tal seja uma realidade. Tenho a convicção de que o Governo não dirá que não.”
Cristóvão Norte referiu que este modelo das USF tipo C “é inovador”, porque permite a mobilização de recursos de associações e privados, aumentando a cobertura de médico de família “e, sobretudo para o Algarve, que é uma das três regiões do país em que há mais utentes sem médico de família.”
O social democrata rematou afirmando que “os cuidados hospitalares são decisivos, os cuidados de saúde primários - com o médico de família - não são menos importantes, tal como tem que ser a prevenção e o estímulo a estilos de vida adequados.”