Cristóvão Norte é até agora o único candidato que manifestou intenção de concorrer à presidência do PSD Algarve, aspirando a um terceiro mandato de dois anos.
“A recandidatura assenta numa linha de exigência política e de afirmação do Algarve como prioridade nacional, reforçando a influência da região nas decisões centrais e garantindo a concretização de investimentos estruturantes”, declarou Cristóvão Norte, num comunicado.
Ao anunciar a candidatura, o atual presidente da Comissão Política Distrital de Faro do PSD lembrou o “compromisso” que assumiu há dois anos, quando tomou posse no cargo para o seu segundo mandato, de “abrir caminho a outros” se “o processo do novo Hospital Central do Algarve não conhecesse avanços decisivos”, por considerar que isso seria “um falhanço político”.
“Hoje, o contexto é diferente. O processo do hospital conheceu avanços concretos, integrando um ciclo de decisões estruturais que colocam o Algarve no maior programa de investimento público de que há memória na região”, contrapôs.
Entre esses investimentos estão, além do novo Hospital Central e do reforço de meios na área da saúde, a gestão da água “com soluções estruturais para enfrentar a seca”, ou a educação e habitação, “respondendo aos desafios do crescimento regional”, assinalou.
Cristóvão Norte anunciou também que José Mendes Bota vai ser candidato à presidência da Assembleia Distrital do PSD do Algarve e Alexandra Evangelista à presidência da Comissão de Auditoria Financeira.
“Esta equipa apresenta-se a sufrágio com o objetivo de garantir continuidade, ambição e capacidade de influência política, num momento decisivo para o futuro da região”, considerou Cristóvão Norte, reiterando que o objetivo principal é fazer do “Algarve prioridade nacional”.
O candidato anunciou ainda que vai fazer uma apresentação pública da sua candidatura, na sexta-feira, às 18:00, na sala de imprensa do Estádio Algarve, no Parque das Cidades Faro-Loulé.
As eleições para as estruturas regionais do PSD do Algarve estão marcadas para 28 de fevereiro e o prazo para apresentação de candidaturas termina no dia 25.
Até ao momento, Cristóvão Norte é o único candidato que manifestou a intenção de concorrer à presidência da comissão política regional social-democrata.