No âmbito do projeto, co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, seis organizações, empresas e ONGs de Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Roménia e Polónia, irão desenvolver um novo quadro conceptual e uma plataforma de e-learning para criar e fornecer programas de aprendizagem online baseados em componentes de jogos, dinâmica e mecânica.
É com esse objetivo, que existe o projeto Sparks implementado pela Lascò (Itália), CIE -Center for Innovative Education (Polónia), BCLIT - Bexley C-Level It (Roménia), KEAN (Grécia), Femxa Formación SL (Espanha) e ECOS - Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento CRL (Portugal) de Faro.
O projeto procura ajudar professores e formadores a ultrapassar os desafios da pandemia, apoiando stakeholders dos sistemas de educação e formação profissional, desenvolvendo novas ferramentas para professores e formadores criando experiências inovadoras de formação online baseadas na gamificação, capazes de aumentar a motivação e envolvimento dos alunos na aprendizagem.
Após a reunião de lançamento do projeto, realizada em Caserta, Itália, em julho, o consórcio do projeto iniciou a pesquisa transnacional "Aprendizagem baseada em Jogos: Boas Práticas e Requisitos para Ambientes Digitais", através da identificação, recolha e análise das melhores práticas nacionais no campo da aprendizagem baseada em jogos.
A pesquisa continua com a realização de um inquérito a 250 formadores e a implementação de grupos focais com professores, formadores e alunos nos países envolvidos.