Termina na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, o período de consulta pública do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho das Grutas de Benagil, liderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P.
Em comunicado, a CCDR recorda que foi publicado em 30 de agosto de 2023 o despacho conjunto dos secretários de Estado da Defesa Nacional, do Turismo, Comércio e Serviços, do Mar, do Ambiente, da Conservação da Natureza e Florestas, da Administração Local e Ordenamento do Território e da secretária de Estado das Pescas, que criou o denominado “Grupo de Trabalho das Grutas de Benagil”, com a missão de estabelecer a capacidade de carga humana e determinar as condições de acesso às grutas, localizadas na Praia de Benagil, no concelho de Lagoa.
Como resultado do trabalho realizado em cinco reuniões de "concertação e diálogo entre todas as entidades que envolvem o Grupo de Trabalho, bem como dos contributos recebidos, foi elaborado um relatório sistematizado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, em articulação com a CCDR Algarve", explica a entidade.
Pela importância de preservar os valores nas Grutas de Benagil, e a relevância socioeconómica das atividades existentes no local, o relatório foi colocado na plataforma
Participa, por um período de 20 dias, para recolha de opiniões e contributos, que serão submetidos à tutela.