Economia

Conhecidos vencedores do Concurso Ideias de Negócio de Lagos

 
Realizou-se na passada segunda-feira, no auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Ideias de Negócio promovido no âmbito da 2.ª edição do projeto “Lagos Empreendedor”.

A iniciativa distinguiu alunos finalistas da Escola Secundária Júlio Dantas que se candidataram ao concurso, bem como os vários intervenientes envolvidos no projeto em representação das entidades parceiras (município de Lagos, Universidade do Algarve – CRIA e agrupamentos escolares de Lagos, neste caso, o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas).
 
Foram distinguidos com o prémio “Melhor Ideia de Negócio” os trabalhos dos alunos Rodrigo Silva (curso de Técnico Auxiliar de Saúde), Diogo Costa (curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) e Estevão Aguiar (curso de Técnico de Multimédia). Estes trabalhos correspondem ao Projeto de Aptidão Profissional (PAP), parâmetro de avaliação final dos cursos profissionais do ensino secundário. Os prémios foram entregues por Sandra Oliveira, vereadora responsável pela área do Empreendedorismo.
 
Os três alunos receberam, igualmente, das mãos de João Rodrigues, Vice-Reitor da Universidade do Algarve (UAlg), o prémio “Incubação Virtual UAlg”, o qual lhes proporciona acesso gratuito a três anos de incubação virtual na UALG, plataforma que os ajudará a implementar as respetivas ideias de negócio, explica nota do Município. 
 
 
O aluno Rodrigo Silva viu, inclusivamente, a sua ideia de criação de uma empresa de apoio domiciliário distinguida com o prémio “Projeto Lagos Empreendedor”, entregue por Hugo Pereira, presidente da autarquia.
 
O prémio “Boas Práticas Educativas” foi entregue por Sara Coelho, vereadora com a área da educação, à professora Teresa Carmo, subdiretora do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, que recebeu também, juntamente com a sua colega, Ana Fernandes, o prémio de participação “Professor Lagos Empreendedor”, estes últimos entregues por Susana Imaginário (CRIA – UAlg).
 
Dina Santos (CRIA - UAlg), atribuiu ainda  prémios de participação “Aluno Lagos Empreendedor” aos estudantes envolvidos nesta edição do projeto, assim como distinguidos, pela sua participação no projeto “Lagos Empreendedor”, a Câmara Municipal de Lagos, a Escola Secundária Júlio Dantas e a Universidade do Algarve.
 
A sessão contou com as presenças de Hugo Pereira, autarca anfitrião da cerimónia, de João Rodrigues, Vice-reitor para a Transferência, Inovação e Universidade Digital da UALG, e da professora Teresa Carmo, subdiretora do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, que deixaram mensagens de felicitação e incentivo aos participantes.
 
A primeira edição do concurso foi lançada no ano letivo 2018/2019 e envolveu a participação de cinco turmas da Escola Secundária Júlio Dantas, dando origem ao desenvolvimento de 67 ideias de negócio de diferentes áreas, dez das quais foram presentes a júri e avaliadas. Nesta segunda edição, o projeto foi alargado ao Agrupamento de Escolas Gil Eanes, onde participaram duas escolas secundárias do concelho, o que permite abranger um universo de oito turmas, 125 alunos e respetivos professores. Os trabalhos dos alunos do Agrupamento Gil Eanes só no final do próximo ano letivo, quando estes terminarem o seu ciclo de estudos, serão apresentados e submetidos ao Concurso de Ideias de Negócio, conclui a publicação da autarquia.