A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou hoje, 394 praias, 17 marinas e 21 embarcações ecoturísticas galardoadas com a Bandeira Azul pelo júri internacional em 2023, no total de 432 Bandeiras Azuis atribuídas.
As 394 praias estão distribuídas por 103 municípios. De realçar, também, que a nível internacional Portugal ocupa o segundo lugar no que diz respeito ao número de embarcações ecoturísticas galardoadas, assim como de praias do interior com Bandeira Azul. Entre os 50 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, Portugal, em 2023, mantém a sexta posição.
Em 2023 o Programa Bandeira Azul vai trabalhar a Geodiversidade das zonas balneares. No ano em que se assinala pela primeira vez o Dia Internacional da Geodiversidade, uma iniciativa portuguesa, a Bandeira Azul propõe contemplar a natureza que existe no mundo das formações rochosas, dos afloramentos e dos assoreamentos.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.
Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.
Praias do Algarve com Bandeira Azul em 2023: