Ambiente

Concluída reflorestação de 147 hectares na Freguesia de Ameixial

 
Está praticamente terminada a intervenção realizada na freguesia de Ameixial, no quadro do React-EU Feder do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), que pretende promover a reflorestação no combate à desertificação, em plena serra algarvia.

Segundo avança o Município de Loulé em comunicado, o projeto nasceu de uma parceria com a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, e contou com o envolvimento dos proprietários locais. Numa área de 147 hectares, foram intervencionadas 4 parcelas, com a manutenção e conservação das espécies presentes, nomeadamente o medronheiro, sobreiro e azinheira e o pomar misto de sequeiro. Ao mesmo tempo, foram beneficiados 6 km de rede viária, num investimento que ascendeu a 700 mil euros.
 
“Damos aqui mais um passo importante na proteção do nosso património florestal, na salvaguarda dos ecossistemas e, ao mesmo tempo, criamos mais condições para imprimir uma maior dinâmica a estes territórios que, ao longo de décadas, têm sentido os efeitos da desertificação, atraindo e fixando a população nestas paragens“, sublinha a autarquia de Loulé.