Segundo confirma nota da autarquia de Lagoa, a empreitada iniciada há mais de um ano atrás, terminou ontem, com as pinturas finais da via de circulação, estando a nova conduta já ao serviço da população, há mais de um mês.
Para o Município, "tratou-se de uma intervenção de difícil execução, exigente e demorada, devido à complexidade da mesma. Contudo, foi uma empreitada de enorme importância para o concelho, uma vez que era a conduta adutora que mais vezes partiu ao longo das últimas décadas".
Para além da substituição da conduta, foi pavimentada a via de circulação em toda a sua extensão, desde a Zona Empresarial de Lagoa até ao reservatório das Sesmarias.
Esta intervenção faz parte da 1ª fase de reformulação e otimização do sistema adutor do concelho, prevista no Plano Tático de Gestão Patrimonial de Infraestruturas do Município de Lagoa, estando a terminar, também, a substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário e a implementação das Zonas de Medição e Controlo (ZMC´s), em todo o concelho, tendo finalizado, no final do mês de abril, a substituição da conduta adutora Cerca da Lapa – Areia dos Moinhos – Vale de Milho.
O investimento do Município de Lagoa, no que à eficiência hídrica diz respeito, ultrapassa os 5 milhões de euros, "tornando-o mais resiliente às alterações climáticas através de uma gestão eficiente dos recursos ambientais, sobretudo da água e da energia", lê-se na nota. Estas empreitadas são integralmente financiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, com exceção das pavimentações.
"Demos mais um passo extremamente importante para resolver parte dos problemas de abastecimento de água no concelho. Trata-se de mais uma intervenção delicada, que ninguém gosta de fazer, mas essencial para o futuro do concelho. Desta forma, agradeço a compreensão de todos os lagoenses" afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.