Ambiente

Concessionário da praia Molhe Leste na ilha da Culatra vence concurso "Amar a Praia"

 
Desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), com o apoio da P&G Portugal, o concurso "Amar a Praia" destacou algumas das melhores práticas e soluções de sustentabilidade ambiental, aplicadas à gestão de zonas balneares marítimas e fluviais. Os vencedores foram conhecidos na cerimónia anual da Associação Bandeira Azul.

Foi através do site ABAAE, que concessionários de todo o país partilharam as suas iniciativas, em áreas como a energia, água e resíduos, submetendo-as à votação da população que, juntamente com a Associação Bandeira de Ambiente e Educação, Agência Portuguesa do Ambiente (ARH´s), Direção Geral Autoridade Marítima, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e Federação Portuguesa de Concessionários de Praia e Turismo de Portugal, elegeu os três projetos vencedores.
 
Os concessionários mais votados foram premiados com equipamento de apoio aos concessionários, incluindo peneiras de areal, compactador de latas, dispensador de cinzeiros e sistema de estacionamento de bicicletas.
 
O 1º lugar da 3ª edição do concurso foi atribuido ao concessionário da Praia Molhe Leste, na ilha da Culatra. Enquanto parceiros do projeto-piloto de transição energética Culatra 2030 - Comunidade Energética, o concessionário levou a cabo uma estratégia de sustentabilidade. “Fomos os primeiros a instalar um sistema fotovoltaico para produzir energia para a nossa atividade com 8 painéis solares e 4 baterias de gel com cerca de 3 kW de capacidade. Mas ainda foi necessário usar um gerador para carregar as baterias em dias de maior consumo. Hoje aumentámos o nosso sistema para 12 painéis solares, 2 baterias de Lítio de 21 kW e um inversor de 6 kW produzindo 100% da energia para a nossa atividade, contribuindo ativamente para a transição energética e a sensibilização dos nossos utentes”, explica Tiago Estrela Guerreiro, um dos responsáveis pelo projeto. Em parceria com o projeto Culatra 2030, começaram a recolher latas de alumínio para implementação da ideia de reciclagem, uma vez que “reciclar alumínio é uma prática sustentável que gasta 95% menos energia do que produzi-lo”.