A autarquia explica em nota de imprensa, que se trata de uma "conquista" resultante do trabalho desenvolvido em parceria entre a Administração Regional de Saúde - Algarve (ARS), possível mediante o preenchimento de vagas disponíveis no Centro de Saúde de São Brás de Alportel, "cujas melhorias têm contribuído para cativar mais profissionais de saúde".
Findo o período de recrutamento de médicos de Medicina Geral e Familiar, o Centro de Saúde de São Brás de Alportel, integrado no Agrupamento de Centros de Saúde ACES – Central, conseguiu preencher as vagas de médicos de família disponíveis e reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade que contempla agora toda a comunidade.
Para o edil são-brasense, Vitor Guerreiro, "a preferência por São Brás de Alportel prende-se com a qualidade de vida que o concelho oferece, nos investimentos previstos e na vontade expressa por parte da autarquia e da ARS Algarve para uma melhoria significativa da resposta do Serviço Nacional de Saúde às populações. Este é um excelente exemplo dessa dinâmica e trabalho conjunto em prol da causa pública e do bem-estar da população".
O Município lembra que a par desta novidade, vão arrancar ainda este ano, as obras de conservação e beneficiação do edifício do Centro de Saúde num investimento superior a 300 mil euros, através de uma candidatura aprovada, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Uma intervenção que visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais e dos serviços, mediante a reabilitação do edifício e a reorganização funcional do espaço, melhoramentos das infraestruturas, instalação de elevador e eficiência energética, adianta a autarquia.
Neste âmbito e com o objetivo de continuar a cativar mais profissionais de saúde, a Câmara Municipal apresentou uma candidatura para a construção de um edifício para a Unidade de Saúde Familiar de São Brás de Alportel. Um investimento da autarquia na ordem dos 1,7 milhões de euros apoiado a 60% pelo Programa Cresc Algarve 2020, com início previsto para 2024. Este projeto resulta de uma parceria entre a autarquia com a Administração Regional de Saúde do Algarve, IP (ARS) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).