Sociedade

Concelho de Loulé volta a ter 11 freguesias e ganha nova vila

Foto - CM Loulé
Foto - CM Loulé  
A Câmara Municipal de Loulé congratula-se pela aprovação de duas propostas na Assembleia da República e que têm implicações diretas em termos administrativos no território do concelho: a elevação de Boliqueime ao estatuto de vila e a Lei da Desagregação de Freguesias, que permitirá que Querença, Tôr e Benafim voltem a ser três freguesias independentes, depois da união que se deu em 2013, no âmbito da reforma administrativa local.

A nova reorganização administrativa, que se irá efetivar no próximo mandato autárquico (2025/28), fará com que o concelho de Loulé volte a ter as 11 freguesias: Alte, Almancil, Ameixial, Benafim, Boliqueime, Quarteira, Querença, Salir, S. Sebastião, S. Clemente e Tôr. 

A Câmara de Loulé lembra numa nota publicada, que esta foi uma proposta apresentada e aprovada em sessão camarária, reunião da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e Assembleia de Freguesia, bem como na reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Loulé, realizada em dezembro de 2022. 

“Vai ser finalmente corrigida aquela que consideramos ter sido uma má decisão política, que em nada beneficiou as populações locais, antes pelo contrário. Não se teve em conta as particularidades de cada um dos territórios, a sua realidade, a sua história e o sentimento identitário das suas gentes. Tratou-se, efetivamente, de um ato contra a vontade das populações e que prejudicou estas três comunidades em termos de proximidade com os seus eleitos, na capacidade de financiamento e ainda ao nível da representatividade e do desenvolvimento local”, considera Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Foi também com a iniciativa do Município de Loulé que foi apresentada uma proposta de elevação de Boliqueime a vila, aprovada esta sexta-feira pelos deputados da Assembleia da República. A autarquia destaca o facto deste novo estatuto ser resultado “das dinâmicas sociais e económicas, ao longo dos últimos anos e dos investimentos aqui realizados pelos sucessivos executivos autárquicos que contribuíram para o progresso desta localidade”.