O Município de Lagoa iniciou a empreitada de substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, num investimento total de cerca de 150 mil euros.
De acordo com nota divulgada, a intervenção irá abranger parte da Estrada Nacional 125, a zona do Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, a zona Industrial de Lagoa, zonas das Alagoas Brancas, Urbanização das Covas da Areia e áreas envolventes.
Na mesma sequência, a autarquia prepara-se para iniciar daqui a algumas semanas, outras empreitadas em Ferragudo, no casco urbano da vila, também em Estômbar, Parchal, nomeadamente na zona da Mexilhoeira da Carregação, num investimento total de cerca de 750 mil euros.
Para além dos benefícios ambientais e da poupança em termos de custos, as novas luminárias estão equipadas com um regime de regulação que permite que a iluminação pública diminua durante o período da noite, através da redução da potência, reduzindo também o consumo, sublinha a mesma publicação.
O concelho de Lagoa prepara-se para alcançar 50% da cobertura total do concelho com iluminação LED, encontrando-se alinhado com a estratégia de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente com o 7º e o 12º ODS que propõem “Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos”, bem como “Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”, lê-se na mesma nota.
“Este é um investimento com pouca visibilidade e que, muitas vezes, a população não dá valor, mas é fundamental para a sustentabilidade do planeta e para garantirmos os recursos naturais às próximas gerações. Iremos continuar a trabalhar para obtermos um concelho totalmente coberto com tecnologia amiga do ambiente”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.