Sociedade

Comissão de Utentes da Via do Infante promove almoço-convívio para assinalar fim das portagens

CUVI
CUVI  
Depois de 13 anos de portagens na Via do Infante, a Comissão de Utentes, lembra que foi com a Lei n.º 37/2024, de 7 de agosto, da Assembleia da República, que a A22 vai ficar livre de portagens a partir do dia 1 de janeiro de 2025.

Num comunicado, a Comissão de Utentes da Via do Infante/CUVI, fala em «14 anos de lutas» (a CUVI foi fundada em 2010 quando foram anunciadas as portagens).
 
Sobre as portagens, apelida de «13 anos de calvário» explicando que tratou-se de uma decisão política, «que assolou a região e cujas consequências foram muito negativas e trágicas para muitas famílias: centenas de vítimas, entre mortos e feridos, nos milhares de acidentes rodoviários que tiveram lugar na EN125, considerada a “estrada da morte” (ainda não totalmente requalificada entre Olhão e Vila Real de Santo António); agravaram-se as desigualdades económicas e sociais; o Algarve perdeu competitividade económica em relação à vizinha Andaluzia; muitas empresas faliram e o desemprego aumentou; muitos utentes sujeitaram-se ao “caos infernal” do trânsito na EN 125, ou foram penalizados financeiramente com o pagamento de portagens; a concessionária privada encheu os bolsos durante anos a fio com muitas dezenas de milhões de euros à custa do Estado».
 
Para comemorar o fim das portagens no Algarve, a Comissão de Utentes da Via do Infante promove um almoço-convívio no restaurante Austrália (EN 125), em Faro, no próximo dia 8 de dezembro, a partir das 13h00. No almoço serão anunciadas ações que irão ocorrer no dia 1 de janeiro para assinalar o fim das portagens. Para mais informações e inscrições contactar o email – bizancio1453@gmail.com, ou o telemóvel – 963172608.