Economia

Comemorações nacionais do Dia Mundial do Turismo acontecem em Albufeira com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa

 
O Município de Albufeira associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinalam a 27 de setembro, sob o mote “Turismo & Investimentos Verdes”.

Este ano, a Confederação de Turismo de Portugal (CTP) decidiu eleger Albufeira para assinalar a data com a realização da conferência subordinada ao tema “Turismo fator de coesão nacional”. O evento, que reúne os principais intervenientes do Turismo em Portugal, decorre no Hotel Nau Salgados Palace (Palácio de Congressos do Algarve), entre as 15h00 e as 19h00. 
 
À semelhança do que acontece todos os anos, em Albufeira, turistas e residentes receberão flores e brindes, no Mercado Municipal dos Caliços, na baixa da cidade, e nas praias da Oura e Olhos de Água.
 
Na conferência, a sessão de abertura terá as intervenções de Francisco Calheiros (presidente da CTP), José Carlos Rolo (presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e António Costa Silva (ministro da Economia e do Mar em representação do primeiro-ministro).
 
Estão previstos dois painéis de debate: o primeiro dedicado ao “Turismo e o Desenvolvimento Territorial” com as intervenções de Miguel Campos Cruz (presidente da Infraestruturas de Portugal); Alexandre Solleiro (CEO da Highgate Portugal); André Gomes (presidente da Região de Turismo do Algarve) e António Brochado Correia (Territory Manager Partner da PWC Portugal). O segundo painel, subordinado ao tema “Algarve e o futuro do
Turismo”, conta com a participação de Nuno Fazenda (secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços); Hélder Martins (presidente da AHETA); José Apolinário (presidente da CCDR Algarve); António Moura Portugal (diretor executivo da RENA) e Nuno Sepúlveda (presidente do Conselho Nacional da Indústria do Golfe). O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa fará a sessão de encerramento.
 
José Carlos Rolo, sublinha que “o Município está consciente que o turismo e a qualidade ambiental têm que andar de mão dadas, sendo que a autarquia aposta e investe fortemente nesta área como suporte do crescimento da base económica do concelho, contribui para a qualidade de vida da população e é um importante fator de atratividade turística”.