Dicas

Com que frequência devemos tomar banho?

Foto - Depositphotos  
A ciência alerta: «tomar muitos banhos deixa o corpo vulnerável a infeções» e doenças bacterianas.

Em muitos países é cultural tomar um ou mais banhos por dia acreditando-se que estamos a limpar o corpo e a protegê-lo, no entanto, os cientistas alertam que esse hábito apenas torna o corpo mais vulnerável a doenças e explicam as razões.
 
O problema de tomar um ou mais banhos por dia é que, «o contacto com a água, especialmente quente, prejudica o manto hidrolipídico, uma proteção natural produzida pelo organismo e que fica acima da camada mais externa da pele. Essa região está repleta de lipídios, moléculas orgânicas responsáveis por uma série de funções benéficas, entre elas a hidratação da pele, que nada mais é que a manutenção da água no corpo», explicam os especialistas  citados pela Globo Mais.
 
Com banhos frequentes, a barreira de lipídios é afetada e a pele acaba seca e irritada, facilitando a entrada de microrganismos nocivos, como vírus. Além disso, ao ser lavada uma ou mais vezes por dia, a pele não tem tempo suficiente para produzir óleo natural, importante para a proteção do corpo.
 
Para quem toma banho de água quente e usa esponja de banho, também é importante registar que, a água quente provoca comichão e inflamação na pele, para além de danificar o cabelo, deixando-o seco e opaco, enquanto que, a esponja acumula bactérias  devido ao facto de permanecer na casa de banho que é um local húmido, pouco ventilado e propício à sua reprodução.
 
Segundo um estudo  do Centro de Ciências Genéticas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, «a limpeza excessiva danifica o microbioma humano, onde há bactérias, vírus e outros micróbios que vivem no corpo e que nos fazem falta.
 
O trabalho de investigação salienta que, ao contrário da bactéria cultivada na esponja de banho, as bactérias presentes no corpo reforçam a imunidade, fazem os sistemas corporais funcionarem corretamente e protegem a pele de outras bactérias.
 
Mas, «o banho também nos faz falta na conta e na medida certa, frisam os cientistas. O corpo humano precisa de banhos para equilibrar as bactérias presentes no organismo e libertar-se das impurezas (inclusive as causadas pela poluição), abrindo os poros e possibilitando que a pele respire. O banho também é importante para remover resíduos como o suor. A sensação de bem-estar que o banho provoca também é um bónus, já que ajuda a relaxar os músculos, explicam.
 
Quanto ao número de banhos recomendados por semana, isso varia consoante o tipo de pele e  o local onde nos encontramos, pois em países mais quentes, é natural que transpiremos mais, sem esquecer a atividade profissional que também é determinante para fazer essa opção, no entanto, «o ideal seria que tomássemos banho de dois em dois dias, esclarecem os investigadores, completando que não se deve usar água muito quente e que, sempre que possível, «deve mesmo optar-se pela água fria ou morna».
 
Para não irritar a pele, invista num sabonete neutro e procure, em alguns banhos, limpar somente axilas, pés, mãos, rosto e região íntima. Para as outras partes do corpo, só a água já será suficiente.
 
Se conseguir evitar tomar banho todos os dias, acredite que estará a poupar o seu corpo, a oferecer-lhe mais defesas e proteção, enquanto que poupa água; um bem escasso nos tempos atuais.