Cultura

Colóquio em Silves vai refletir sobre viagens de Julião Quintinha

 
O Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves e a Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural do Concelho de Silves, vão realizar um colóquio subordinado ao tema: "Crónicas de Viagem de Julião Quintinha - Reflexões", no dia 7 de fevereiro, às 15 horas, na Casa da Cultura Luso-Árabe e Mediterrânica, no Largo da República, em Silves.

PUB

Com a moderação de Nuno Campos Inácio, vão intervir: Maria Luísa Fernandes Guerreiro Martins, com "A viagem enquanto registo das Geografias Humanas - Crónica de viagens 'Oiro Africano' (1929) de Julião Quintinha", e Mostafa Zekri, com "A representação do 'Outro' do passado ao presente, uma análise sócio-antropológica e histórica".

As instituições organizadoras, que têm vindo a divulgar a obra do escritor e jornalista silvense Julião Quintinha, já reeditaram os seus três primeiros livros de contos referentes ao Algarve e ao Alentejo, Agora, debruçam-se sobre as suas reflexões resultantes das suas viagens a África. Brevemente será reeditada a obra "Oiro Africano", de 1929 (crónicas e contos - África Oriental), segundo regista nota enviada ao Algarve Primeiro.

Esta iniciativa com entrada livre, tem o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Silves e tem entrada livre.