Política

Coligação "Unidos por Portimão" apresentou listas às autárquicas

 
A coligação “Unidos Por Portimão”, que junta o Bloco de Esquerda, o Livre e independentes, apresentou a sua candidatura no Tribunal de Portimão, onde vai concorrer a todos os órgãos autárquicos no concelho de Portimão no próximo dia 12 de outubro.

PUB

Trata-se de uma candidatura constituída por mais de 90% de candidatos e candidatas independentes, com uma paridade próxima dos 50% entre ambos os sexos.

A coligação diz numa nota divulgada, que se propõe «lutar por uma cidade e um concelho melhores, combatendo o marasmo e a estagnação que não para de se agravar». 

Assume como compromissos: «mais casas para morar a custos acessíveis, por um ambiente e desenvolvimento sustentável, onde se destaca a implementação de um efetivo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, impedir projetos imobiliários em áreas sensíveis e protegidas, transportes públicos ecológicos e gratuitos, o combate à precariedade laboral com mais funcionários nas escolas, mais salas públicas municipais para a colocação das crianças nos infantários e educação pré-escolar, a redução das taxas municipais, a criação de emprego com direitos, a valorização da juventude, da cultura e do desporto, a segurança, a defesa dos direitos humanos e das minorias, o bem-estar e a proteção animal, o reforço da democracia participação e o combate à corrupção».

O 1.º candidato à Câmara Municipal é João Vasconcelos, natural de Portimão, professor de História no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo. É Licenciado em História pela Faculdade de Letras, com Mestrado e Doutoramento em História Contemporânea pela mesma Faculdade. É autor de vários estudos publicados. Foi fundador e porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante. Foi eleito deputado municipal em 2005 e vereador em 2013 e 2017 na Câmara municipal de Portimão e foi eleito deputado pelo Algarve, na Assembleia da República, em 2015 e 2019. Pertenceu à Direção Central do SPZS e ao Conselho Nacional da FENPROF e é dirigente distrital de nacional do Bloco de Esquerda.

A 1.ª candidata à Assembleia Municipal é Lucinda Caetano, independente, nasceu em Angola onde viveu até aos 11 anos, esteve 20 anos no Rio de Janeiro e outros tantos em Portimão. Profissionalmente é arquiteta urbanista, Mestre em História de Arte, Doutorada em Urbanismo, com pós-graduação em Arqueologia e Património. Com experiência na administração pública trabalhou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na administração central (património cultural, instituto público) e em várias autarquias, entre elas, Faro, Loulé e Portimão. 

O 1.º candidato à Assembleia de Freguesia de Portimão é Luís Rio, gestor, candidato pelo LIVRE. Nascido em Portimão há 48 anos, foi neste concelho que residiu durante a quase totalidade da sua vida. Durante 6 anos viveu em Lisboa onde estudou Comunicação e trabalhou como jornalista. Regressado a Portimão em 2002, concluiu a Licenciatura em Gestão na Universidade do Algarve, exercendo atualmente funções de gestão no setor do turismo.

O 1.º candidato à Assembleia de Freguesia de Alvor é Janete Ramos, psicóloga, independente. É natural de Portimão e viveu grande parte da sua vida na freguesia de Alvor. Licenciada em Psicologia do Comportamento Desviante e especializada em Ciências Jurídicas, tem um percurso profissional que inclui experiências em Lisboa, Madrid, Estugarda e Moçambique, onde residiu durante 15 anos. Atualmente, desempenha funções na Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão. 

O 1.º candidato à Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande é Dário Encarnação, trabalhador-estudante, natural de Portimão. Aos 19 anos mudou-se para Lisboa, onde se licenciou em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2023, encontrando-se neste momento a concluir o Mestrado em História Contemporânea pela NOVA FCSH, ao mesmo tempo que desempenha funções no Museu da Presidência da República. Foi candidato à Assembleia da República pelo LIVRE pelo círculo eleitoral de Faro nas eleições legislativas de 2022, 2024 e 2025.