O Centro Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMR Sul) celebra hoje o seu 15º aniversário. Em comunicado, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, que assumiu a gestão deste centro especializado em reabilitação, felicita e agradece o trabalho de todos os profissionais que têm contribuído "para a criação, desenvolvimento e projeção na área da reabilitação intensiva, colocando o CMR Sul como um centro de referência a nível nacional", integrado nas Redes de Referenciação de Medicina Física e Reabilitação do Serviço Nacional de Saúde.
Situado em São Brás de Alportel, o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul é uma unidade de referência na área da reabilitação intensiva e de cuidados especializados que visa promover a reabilitação interdisciplinar em situações que exijam intervenções prolongadas e complexas.
Destinado a receber doentes com lesões medulares, traumatismos crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais e outras patologias do foro neurológico, reumatológico, ortopédico, cardiovascular e pneumológico, o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul disponibilizou em termos de atividade assistencial nos anos de 2020 e 2021, e apesar de serem anos marcados pelas restrições da pandemia, 6.306 consultas, realizado 40.052 atos diagnósticos e terapêuticos realizados em ambulatório, acompanhado 384 doentes em internamento e seguido 2.031 doentes em regime de ambulatório destes distritos.
Em 2021, e em ano de pandemia, o CHUA lembra que inaugurou uma resposta pioneira a nível nacional, direcionada especificamente para a reabilitação de doentes COVID-19.
Composto por uma equipa multidisciplinar integrada por 136 profissionais de diversas áreas de saúde e de apoio a toda a atividade clínica, de reabilitação e de apoio ao funcionamento dos serviços, o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul disponibiliza Consultas Externas Médicas de Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna e Neurologia e conta com a consultoria das valências hospitalares disponibilizadas pelo CHUA.
Disponibiliza ainda apoio técnico e especializado na área de diagnóstico e terapêutica em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Dietética e Nutrição, Psicologia, Farmácia, Radiologia e conta com técnicos de Serviço Social, Informático, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos Superiores, Médicos, Internos da Formação Especifica, Enfermeiros e dirigentes.
Tendo iniciado a sua atividade em regime de parceira público privada (PPP) na prestação de cuidados de saúde em 2007, o CMR Sul passou em novembro de 2013 a ser gerido pela ARS Algarve e desde agosto de 2017, com a publicação do Decreto-Lei nº 101/2017, encontra-se integrado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve.