Cláudio Lima é o novo presidente da delegação regional, sucedendo a Luís Coelho, que é desde junho do ano passado, é diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
A cerimónia contou com a participação de perto de uma centena de convidados.
A nova direção liderada por Cláudio Lima é composta por Carla Pereira, Tiago Toregão, Beatriz Gonçalves e Pedro Alves, enquanto a mesa é presidida por Maria José Grade da Encarnação, acompanhada de Francisco Severino e Raul da Luz.
Durante a cerimónia, foi entregue um prémio de reconhecimento a Luís Coelho, pelo trabalho desenvolvido à delegação algarvia, onde foi presidente nos últimos 7 anos.
No seu discurso de tomada de posse, Cláudio Lima deu nota dos objetivos para este mandato: “A nossa ambição é simples, e ao mesmo tempo desafiante: por um lado queremos consolidar o que já foi feito e introduzir algumas melhorias na atividade da OE no Algarve, no sentido de alcançar 3 grandes objetivos: manter ou aumentar o envolvimento dos membros nas atividades da Ordem, promover o papel do economista na região do Algarve e reforçar o número de membros. Queremos manter algumas das atividades charneira que a Ordem tem desenvolvido, a exemplo das Conversas com a Ordem, onde convidamos especialistas para discutir assuntos de natureza económica relacionada com o Algarve, e continuar com a atribuição do Prémio Melhor Dissertação e do Prémio Carreira. Além disso, vamos estreitar relacionamento com outras Ordens Profissionais, no sentido de desenvolver ações conjuntas e que possam ajudar os profissionais, e consequentemente a região, nas respostas aos desafios conjuntos.”
O novo presidente assinalou que a Ordem dos Economistas “é uma referência a nível regional e nacional. Queremos manter e reforçar esse posicionamento, influenciando positivamente as políticas públicas e as opções do setor empresarial, desenvolvendo atividades que vão ao encontro das suas necessidades, no que respeita às ciências económicas e sociais”.