Joaquim Abreu de Sousa, cirurgião do IPO do Porto, vai ser o coordenador da Comissão Independente, nomeada pela Ordem dos Médicos para avaliar as denúncias relativas ao serviço de cirurgia do hospital de Faro.
De acordo com a SIC, o grupo é composto por mais quatro cirurgiões: Isabel Paixão, do hospital Curry Cabral, Nuno Rama, do hospital de Leiria, Aida Paulino, do hospital Amato Lusitano e António Menezes da Silva, presidente do Colégio de Cirurgia Geral.
Sabe-se que a investigação irá avançar a partir da próxima semana. Esta sexta-feira, uma delegação da Ordem dos Médicos esteve no Hospital de Faro, com vista à preparação do trabalho da comissão de peritos que já realizou este sábado uma primeira reunião.
Os peritos vão avaliar se Diana Pereira, uma interna com três meses de experiência em cirurgia tem ou não razão ao apontar 11 casos de más práticas a um cirurgião e ao diretor do serviço de cirurgia de Faro.
A médica que apresentou queixa na judiciária contra o orientador de internato e o diretor de cirurgia tem estado no estrangeiro, mas regressou a Portugal este sábado, adianta a mesma fonte.