Cultura

Cinema ao ar livre vai passar por todas as freguesias do concelho de Albufeira

Cinema ao ar livre vai passar por todas as freguesias do concelho de Albufeira
Cinema ao ar livre vai passar por todas as freguesias do concelho de Albufeira  
Foto - Freepik
Em colaboração com o Cineclube de Faro, o Município de Albufeira organiza a 4.ª edição do “Albufeira 35 mm - Ciclo de Cinema ao Ar Livre”, que vai passar por todas as freguesias do concelho durante os meses de julho e agosto. Ao todo, a Câmara de Albufeira diz numa nota divulgada, que são cinco noites de sétima arte.

O programa com entrada livre apenas sujeito à lotação dos espaços, arranca no próximo dia 21 de julho, no Centro Educativo do Cerro do Ouro, em Paderne, com o filme “Àma Glória” de Marie Amachoukeli, uma das cineastas mais destacadas na última edição do Festival de Cannes 2023.
 
Um filme sobre os sentimentos de uma criança e de uma mulher que, como tantas, se vê obrigada a sair do seu país para tomar conta de crianças no estrangeiro, para poder sustentar os próprios filhos. Glória é de Cabo Verde, mas foi para França como ama da pequena Cléo. Quando teve que regressar à sua ilha, a separação tornou-se insustentável para ambas. Mas Cléo vai passar férias à ilha de Glória e surgem, entre aventuras e manifestações de um amor incondicional, a moral vigente e o preconceito. 
 
Segue-se, no dia 28 de julho, no Jardim dos Sentidos, na Guia, o filme “O Pub The Old Oak”, de Ken Loach. Filme dramático realizado pelo multipremiado realizador Ken Loach, já com 88 anos de idade, e escrito por Paul Laverty – colaborador de Loach em vários outros filmes. Passa-se em Durham, uma pequena comunidade do nordeste de Inglaterra, que praticamente ficou deserta, depois do encerramento da mina que empregava grande parte da população. O cenário é de pobreza, de isolamento e de falta de perspetivas de futuro. O Governo resolve então enviar para ali um grupo de refugiados sírios fugidos da guerra. Isso vai desagradar a alguns habitantes que, dominados pela frustração das suas vidas, pelo preconceito e pelo medo do desconhecido, os querem expulsar. É TJ Ballantyne, dono do Old Oak, o único bar que resistiu à crise económica, que vai tentar fazer a mediação entre uns e outros.
 
Depois destas duas propostas “Albufeira 35 mm” prossegue no mês de agosto. No dia 4 com “Vidas Passadas” de Celine Song, a exibir na Escola Básica de Ferreiras; 11 de agosto “Folhas Caídas” de Aki Kaurismäki, no Parque Lúdico, em Albufeira, com a última exibição a realizar no 18 de agosto com “Vincent Tem de Morrer” de Stéphan Castang, na Praia de Olhos de Água. Todas as sessões têm início marcado às 21h30.