O Município de Olhão está a levar a cabo duas empreitadas de 1,5 milhões de euros, para criar um parque urbano e uma área de fruição junto à Ria Formosa, na zona poente da cidade. Ambas as empreitadas deverão estar concluídas em julho de 2025. Trata-se de um espaço público que não só permitirá a contemplação da natureza, mas também a realização de iniciativas ligadas ao ambiente.
O chamado Parque Urbano Poente de Olhão, será uma zona ajardinada com árvores, em que a rega será feita com recurso a água reciclada fornecida pela Águas do Algarve, como já acontece nos jardins da zona ribeirinha de Olhão.
É também objetivo do Município, aproveitar a desativação da antiga ETAR, para criar uma rede de percursos pedonais e ligar o concelho ao de Faro, por ciclovia.
Outra novidade tem a ver com a requalificação da Avenida 5 de Outubro, entre a rotunda do cavalo-marinho até à EN125, com duas faixas de rodagem, separador central e faixa ciclável.
De forma a harmonizar toda aquela área, as oficinas da Ambiolhão serão desativadas e deslocalizadas para um terreno junto ao parque industrial de Marim, já adquirido pela autarquia, assim como o canil municipal, quando o Centro de Recolha Oficial Animal de Olhão entrar em funcionamento em 2025.