Em junho de 2024, o primeiro momento público do Plano, marcou o arranque de um processo que contou com o envolvimento de agentes culturais, desportivos, económicos, académicos, políticos e de munícipes para o desenho das políticas culturais de Portimão para a próxima década.
Desde então, a equipa multidisciplinar do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UMinho), liderada por Manuel Gama, em colaboração com o Município de Portimão, tem vindo a desenvolver um diagnóstico participativo que resultará na formulação das diretrizes para as futuras políticas culturais municipais.
A metodologia utilizada privilegia a colaboração e a participação, através de 15 sessões descentralizadas (presenciais e online) onde os participantes, organizados em subgrupos de trabalho, contribuirão para as políticas culturais municipais.
Em nota divulgada, o Município de Portimão reforça o apelo a todos os cidadãos interessados para que se juntem a esta iniciativa e participem «ativamente» nas próximas sessões do Laboratório Cidadão.
A inscrição pode ser feita online através de formulário disponibilizado em https://tinyurl.com/LabCidadao, permitindo que qualquer pessoa manifeste a sua disponibilidade para integrar este processo inovador.
Até 31 de março, encontra-se ainda em curso um inquérito que pretende mapear e caracterizar as práticas culturais em Portimão no ano de 2024.