Em colaboração com o Cineclube de Faro, o Município de Albufeira organiza a 3.ª edição do “Albufeira 35 mm - Ciclo de Cinema ao Ar Livre”. O evento que passa por todas as freguesias do concelho, terá exibições na Quinta dos Burros de Paderne, no Jardim de Infância de Ferreiras, no Jardim dos Sentidos da Guia, no Largo dos Pescadores de Olhos de Água e no Parque Lúdico de Albufeira.
A iniciativa arranca já no próximo dia 30 de julho, com a exibição do filme “Eo”, uma história ternurenta em estilo “road movie”, de um burro nascido num circo. Jerzy Skolimowski é o realizador do filme premiado no Festival de Cannes, que vai ser exibido em Paderne, no próximo dia 30 de julho, na Quinta dos Burro.
Segue-se, no dia 6 de agosto, “Um Iaque na Sala de Aula”, de Pawo Choyning Dorji. Com o Butão e o Tibete como pano de fundo, a obra conta a história de um jovem professor a trabalhar na escola mais remota do mundo que, quando está prestes a desistir da sua carreira, é contagiado pela energia dos seus alunos e encontra a sua verdadeira vocação. O filme é exibido no Jardim de Infância das Ferreiras.
“The Quiet Girl” é a película apresentada a 13 de agosto, no Jardim dos Sentidos, na freguesia da Guia. O drama de Colm Bairéad retrata a vida de Cáit, uma menina calada, afastada da família disfuncional para viver com uns parentes durante o verão. Catherine Clinch interpreta o papel principal desta que foi considerada “uma pérola” do audiovisual pelo The Guardian.
A 27 de agosto, o Largo dos Pescadores de Olhos de Água acolhe a quarta sessão do evento. O filme escolhido foi “O Meu Verão em Provença” de Christophe Barratier, que retrata a infância e a adolescência de Marcel Pagnol, nomeadamente, o seu primeiro amor de verão.
No último dia do ciclo, a 10 de setembro, é emitido o filme de Ana Sofia Fonseca, intitulado “Cesária Évora”. O documentário, que mostra a vida e obra da “rainha da morna”, apoiando-se em imagens de arquivo, algumas inéditas, é exibido no Parque Lúdico de Albufeira.
Todas as sessões desta edição acontecem às 21h30, com entrada livre, sujeita à capacidade dos locais.