Os profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve associaram-se às iniciativas do Dia Nacional do Doente com AVC através da organização de várias atividades, que decorreram nas unidades hospitalares e, essencialmente, junto da comunidade algarvia.
Uma das iniciativas aconteceu no passado dia 30 de março no auditório da unidade hospitalar de Faro, com uma palestra temática onde foram abordados diversos temas, como «O circuito de reabilitação após AVC», «O cérebro em contradança», «Espaço saúde 360º Algarve», «Adesão terapêutica» e «Oferta desportiva no concelho de Faro».
A sessão de abertura contou a presença do presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, e do diretor clínico do CHUA, Horácio Guerreiro. Estiveram ainda presentes Ana Lopes, diretora do serviço de Medicina 1/Unidade de AVC, João Pedro Luz, diretor do serviço de Psicologia, Ana Paula Fidalgo, Coordenadora da Unidade de AVC, e Hipólito Nzwalo, Coordenador Regional da Via Verde do AVC.
O diretor clínico aproveitou a sessão de abertura para enaltecer a importância das iniciativas promovidas e, simultaneamente, para referir a aposta que tem sido feita na área do AVC, destacando a aquisição e entrada em funcionamento a breve prazo de um novo angiógrafo, equipamento de alta tecnologia que vai apoiar de forma mais eficiente o tratamento do AVC, através da introdução da neurorradiologia de intervenção no CHUA.
Em termos de infraestrutura, o diretor clínico destacou ainda as obras que decorrerem no 3º piso da unidade hospitalar de Faro e onde vão ser implementadas 14 camas novas de Cuidados Intermédios, acrescendo parte também à atual capacidade da Unidade de AVC.
O Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, destacou o trabalho efetuado pelos profissionais, seja na prevenção, no tratamento ou na recuperação pós-AVC.
No que respeita ao programa, com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis a organização, em parceria com o Grupo Pegadas à 4ª feira, promoveu, no mesmo dia, a «Caminhada do AVC pela cidade de Faro», um evento desportivo que juntou várias pessoas.
No dia 31 de março, as atividades foram mais direcionadas para a comunidade, as equipas multidisciplinares de Faro e de Portimão visitado as escolas aderentes à campanha «Heróis Fast», numa “ação de sensibilização que teve como objetivo promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo de uma forma lúdica e divertida”, como explicou a organização.
Decorreu ainda no refeitório do CHUA uma iniciativa interna denominada «Almoço – comer com saúde é comer com sabor».
Na unidade de Portimão, a efeméride foi assinalada com uma exposição no hall da entrada principal que teve como objetivo sensibilizar a população para a problemática do AVC como emergência médica, acentuando a necessidade de reconhecer os seus sintomas e pedir ajuda rapidamente. A exposição deu a conhecer as respostas em termos de fisioterapia e reabilitação, de internamento e o Grupo de Ajuda Mútua, sensibilizando para a importância da prevenção e controlo dos fatores de risco para o AVC.
As iniciativas foram promovidas pelos profissionais do CHUA e contaram com a colaboração da ARS Algarve, da Sociedade Portuguesa do AVC, da Portugal AVC, do Projeto «Heróis Fast» e do Grupo Pegadas à 4ª Feira.