Saúde

CHUA retoma atividade de atendimento pediátrico no Hospital de Faro

 
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve informou que irá retomar, a partir de amanhã 26 de fevereiro, o atendimento de crianças na Urgência da Unidade Hospitalar de Faro.

Em comunicado emitido, o Centro Hospitalar diz que a solução encontrada "resulta da partilha de recursos especializados entre as unidades hospitalares de Faro e Portimão, bem como do empenho dos profissionais de saúde que contribuíram para manter os dois serviços a funcionar".
 
Amanhã e domingo, 26 e 27 de fevereiro, o atendimento será assegurado no Serviço de Urgência de Pediatria de Faro por 3 médicos de Clinica Geral, "com experiência no atendimento de crianças". O pediatra de Urgência do CHUA permanecerá na Unidade Hospitalar de Portimão.
 
Em ambos os dias, os casos graves contarão com o apoio do Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos em Faro, e os casos menos graves, que careçam de avaliação por Pediatra, serão encaminhados para Portimão. Durante este período, além do pediatra de Urgência, existirão pediatras na Unidade de Cuidados Intensivos na Unidade de Faro e um pediatra na Unidade de Portimão de apoio à Maternidade, assegura o CHUA.
 
Esta sexta-feira, a Urgência Pediátrica em Faro permanecerá fechada, pelo que só serão atendidas as situações clínicas urgentes que não possam ser transportadas para Portimão, ou que exijam cuidados intensivos ou cirúrgicos. Esses casos, que se espera sejam excecionais, serão atendidos por um médico da Urgência Geral.
 
Refira-se que o CHUA chegou a avançar esta tarde, que a urgência de Pediatria do Hospital de Faro iria encerrar entre hoje e segunda-feira, devido à carência de médicos Pediatras, a que se juntam algumas situações de baixa médica, que tornavam, «impossível» a constituição das equipas das urgências.