O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) participa no projeto «Green Hospitals: Eficiência Energética em Hospitais Transfronteiriços», no âmbito do «POCTEP 2021-2027 programas de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal».
De acordo com nota do CHUA, este projeto tem como principal objetivo, "a implementação em hospitais ibéricos de melhores práticas de eficiência energética e tecnologias inovadoras que permitam aumentar os níveis de poupança de energia, contribuindo para a diminuição do uso de energia e consequente emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) do setor da saúde".
O CHUA é uma das cinco entidades portuguesas neste projeto, que conta também com duas entidades espanholas. A dotação financeira total do POCTEP 2021-2027 é de 2,4 milhões de euros, sendo que 1,8 milhões serão financiados pelo FEDER (taxa de cofinanciamento de 75%).
O POCTEP é um programa de cooperação transfronteiriça elaborado por Portugal e Espanha que tem como objetivo enfrentar os desafios da zona fronteiriça de ambos países e que assenta em seis áreas de cooperação.
O projeto Green Hospitals é uma abordagem multidimensional que engloba pessoas, redes de entidades, administrações e edifícios, podendo não só contribuir para a redução da pegada ecológica dos hospitais, mas também para o aumento da sustentabilidade dos sistemas de saúde ibéricos.