Saúde

CHUA desenvolve 16 ensaios clínicos nas áreas de Cardiologia, Gastrenterologia, Oncologia e Unidade de AVC

CHUA recupera em forte dinâmica, depois do período pandémico, as áreas da investigação e ensino clínico.
CHUA recupera em forte dinâmica, depois do período pandémico, as áreas da investigação e ensino clínico.  
Foto: Freepik
Dados do Departamento de Ensino, Inovação e Investigação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), confirmam que em 2022, o CHUA registou 1.347 pedidos de estágio, entre os meses de janeiro e dezembro. Como explica a direção do departamento, “este é um indicador bastante expressivo umas vez que demonstra o contributo do CHUA para o desenvolvimento das competências técnicas e científicas dos estudantes e profissionais que realizam estágios na instituição, fomentando o intercâmbio de conhecimentos e experiências”.

Nota do CHUA, adianta que recebeu nas suas unidades de saúde, estudantes de 60 instituições de ensino (superior, secundário e profissionalizante), tendo sido a Universidade do Algarve e o Instituto Piaget (Silves) as instituições com maior número de pedidos realizados. As mesmas são responsáveis por cerca de 43% do volume de pedidos rececionados, dos quais 26% correspondem a pedidos de ensino da Universidade do Algarve. 
 
Cerca de 30% dos pedidos de ensino clínico reportam à categoria profissional de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, seguidos da carreira Médica e de Enfermagem. No ranking dos estágios por carreira/categoria profissional, a Enfermagem assume a primazia representando 51% do total de ensinos realizados, seguido de 25% de ensinos para a área de Diagnóstico e Terapêutica e 11% de estudantes de Medicina.
 
No que se refere à atividade de investigação, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve destaca as 20 áreas de investigação clínica mais relevantes: Medicina Interna Cirurgia, Cuidados Intensivos, Urgência Geral, Pediatria, Oncologia, Neurologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Ginecologia, Cuidados Intermédios, Nefrologia, Obstetrícia, Hematologia, Infeciologia, Imagiologia, Cardiologia, Neurocirurgia, Medicina Físicas e Reabilitação e Gestão Estratégica.
 
Para o desenvolvimento da sua atividade de investigação, o CHUA contou em 2022 com a atividade de 164 investigadores, os quais desenvolveram trabalhos de investigação principalmente nas áreas de especialidade do Centro Hospitalar.
 
Foram ainda apurados 16 ensaios clínicos a decorrer além de outros tantos em análise, tendo os mesmos sido desenvolvidos nas áreas de investigação clínica mais ativas, nomeadamente as áreas de Cardiologia, Gastrenterologia, Oncologia e Unidade de AVC.
 
Nesta área da investigação decorrem na instituição vários estudos e ensaios clínicos promovidos por promotores da indústria farmacêutica e ainda através de parcerias com entidades reconhecidas nacional e internacionalmente, facto que é potenciado pela participação do CHUA como membro do PtCRIN - Portuguese Clinical Research Infraestruture Network, uma rede de investigação clínica desenvolvida por parcerias com entidades e centros clínicos e de investigação nacionais e internacionais.
 
Quanto aos pedidos de estudo, deram entrada nos serviços do CHUA um total de 255 pedidos no ano de 2022. A totalidade dos estudos entrados engloba ensaios clínicos, estudos da iniciativa do investigador, estudos multicêntricos e trabalhos académicos de investigação, representando estes últimos o maior número de estudos entrados no ano transato.
 
O CHUA ressalva que em 2022, foi verificada uma maior incidência de entrada de processos nos meses de janeiro e fevereiro, o que pode estar diretamente relacionado com a entrada de pedidos de estudo relativos ao Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve.
 
Quanto à produção científica, os profissionais do CHUA participaram em 634 eventos técnico científicos em 2022, tendo sido o departamento de Medicina aquele em que foi identificada maior atividade.
 
Sobre artigos/publicações, registadas nas bases de dados bibliográficas (PubMed e Scopus) o CHUA identificou 159 artigos e publicações em livros e em revistas nacionais e internacionais.