Sociedade

César Matoso junta-se à festa de homenagem aos pescadores em Albufeira

Foto - CM Albufeira
Foto - CM Albufeira  
A festa em honra da Nossa Senhora da Orada reúne centenas de pessoas, residentes e turistas, de 3 a 15 de agosto, em torno de um programa religioso, com destaque para a procissão por mar, onde também se realiza a bênção aos pescadores e às suas embarcações.

Em nota de imprensa, a Câmara de Albufeira adianta que o programa começa este sábado, dia 3, pelas 21h00, com a saída da procissão da ermida da Orada em direção à Igreja Matriz, local onde de 4 a 11 de agosto decorre a oração do Terço (21h00). A 12 de agosto, realiza-se a eucaristia votiva de Nossa Senhora (Igreja Matriz – 19h00) e a procissão das velas (da Igreja Matriz para a Ermida – 21h00). No dia seguinte, 13 de agosto, tem lugar a celebração mariana (ermida da Orada – 21h30).
 
O ponto alto do programa está reservado para o dia 14 de agosto com as celebrações a terem início pelas 16h15, na ermida de Nossa Senhora da Orada, com a oração do Terço. Pelas 17h00 celebra-se a eucaristia vespertina da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, seguida de procissão por mar e regresso à ermida. De acordo com informação prestada pelo pároco de Albufeira, o padre Flávio Martins, “este ano iremos completar a festa, dos dias 14 e 15 de agosto, com a saída da imagem de Nossa Senhora da Ermida para a Igreja Matriz de Albufeira, ao centro da cidade, à Casa das casas”.
 
À noite, pelas 22h00, César Matoso, cantor e compositor, atua no adro da ermida. Pela meia-noite, haverá o habitual fogo-de-artifício sobre a baía de Albufeira. 
 
As comemorações em honra de Nossa Senhora da Orada encerram a 15 de agosto, dia de solenidade da assunção de Nossa Senhora, com a eucaristia a ser celebrada nos seguintes horários e locais: 9h30 – casa paroquial Beato Vicente; 11h00 – Igreja Matriz e 19h00 na ermida da Orada.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere “a importância de preservar as tradições religiosas e culturais do concelho, com vista a promover e divulgar a nossa identidade”. José Carlos Rolo sublinha, ainda, que esta festa religiosa já faz parte dos principais roteiros de turismo religioso a nível nacional.
 
A festa é realizada em parceria pelo município e pela paróquia de Albufeira.