Saúde

Centro Oftalmológico do Algarve realizou 2.700 consultas e 500 cirurgias no 1º ano de atividade

Centro Oftalmológico do Algarve realizou 2.700 consultas e 500 cirurgias no 1º ano de atividade
Centro Oftalmológico do Algarve realizou 2.700 consultas e 500 cirurgias no 1º ano de atividade  
Foto - Freepik
O Centro Oftalmológico do Algarve (COA), instalado no Hospital Terras do Infante, em Lagos, assinalou no passado dia 12 de outubro, o seu primeiro aniversário, «assumindo-se como uma nova unidade do SNS que garante e disponibiliza novas respostas assistenciais em Oftalmologia em toda a região algarvia», realça nota publicada da Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG).

Em termos de recursos humanos, a equipa inicial contou com 3 médicos (2 Oftalmologistas e 1 Anestesiologista), ortoptistas, enfermeiros e assistentes operacionais, tendo sido recentemente reforçada com mais 1 médico assumindo a organização do primeiro CRI – Centro de Responsabilidade Integrada da área com autonomia de organização e incentivo ao reforço da produção, explica.
 
Foram realizadas mais de 2.700 consultas médicas só nesta especialidade, sendo que 70% foram primeiras consultas, «o que já permitiu uma diminuição global da lista de espera para primeira consulta hospitalar, que rondou os 9,5%, que segundo a gestão, «assume especial destaque, a redução do número de doentes a aguardar há mais de 9 meses, o qual decresceu quase em 1/5 do total», adianta a nota. Foram também realizadas mais de um milhar de consultas de enfermagem, metade das quais pré-operatórias.
 
Também os técnicos de Ortóptica excederam já os 10.000 atos, na sua esmagadora maioria, de pré-consulta.
 
Quanto à atividade cirúrgica em Oftalmologia, destaca-se o volume atingido, «o qual ultrapassou o meio milhar de intervenções só este ano de 2024».
 
Evidencia a publicação que, o Hospital Terras do Infante proporciona outras especialidades clínicas em proximidade e, neste sentido, a equipa destaca que, a abertura e equipamento do novo Bloco Operatório em Lagos (encerrado desde 2002) com duas salas e recobro, permitiu intervenções nas áreas de cirurgia plástica, cirurgia e dermatologia, estando outras especialidades em apreciação.
 
O Hospital Terras do Infante dará novas respostas assistenciais da ULSALG para a Costa Vicentina. A partir do ginásio e camas de internamento dedicada à especialidade de Medicina Física e de Reabilitação, assim como nas áreas de imagiologia já apetrechadas além das especialidades de Obstetrícia, está a ser iniciado apoio em ambulatório integrado com as Unidades dos Cuidados de Saúde Primários para ampliar a sua capacidade de resposta à população dos municípios daquela região, aproveitando as infraestruturas e recursos clínicos de proximidade, lê-se na nota divulgada.