Saúde

Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA promove terapias complementares

Foto|D.R (CHUA)
Foto|D.R (CHUA)  
O Centro de Desenvolvimento Pediátrico (CDP) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), tem vindo a desenvolver várias atividades, com as crianças com patologia de desenvolvimento, para proporcionar maior contacto com a comunidade e o convívio fora do ambiente hospitalar.

Segundo informou o CHUA, uma dessas atividades teve lugar no Zoomarine com a participação de 17 crianças, seguidas nos polos de Faro e Portimão do Centro de Desenvolvimento Pediátrico (CDP), que foram acompanhadas pelos seus cuidadores e por uma equipa de profissionais. 
 
Outra atividade passou por uma visita à sala Snoezelen da Espiral de Vontades, Associação de Apoio a Desfavorecidos, em Monchique, com a participação de doze crianças. Esta sala de exploração sensorial, utiliza as luzes, sons, cores, texturas e aromas em contexto terapêutico, promovendo aprendizagens, socialização, relaxamento e regulação emocional, entre outros. 
 
Integrado no programa anual de desporto adaptado desenvolvido pelo Centro, as crianças participaram no 1.º Torneio de Paddel Adaptado, promovido pela APATRIS, e no dia 29, no Mini-Golfe promovido pela APEXA.
 
Esta sexta-feira, dia 22, o Centro de Desenvolvimento Pediátrico, promove um passeio na Ria Formosa destinado a pais recentes e aos seus bebés, onde serão acompanhados por uma educadora e terapeuta ocupacional. O objetivo é incentivar o uso do método canguru e dar a conhecer os benefícios do mesmo, possibilitando a partilha de experiências parentais e promovendo a saúde e bem-estar na natureza. O Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA convida todos os pais, com crianças até um ano, que se queiram juntar a este passeio, sendo o ponto de encontro junto à rotunda do Caranguejo, na estrada para a Ilha de Faro, às 10h00.
 
Recorde-se que o Centro de Desenvolvimento do CHUA foi criado formalmente em 2011 no polo de Faro, e em fevereiro de 2021 passou a integrar o polo de Portimão. Constituído por profissionais de diversos serviços, o centro assegura a articulação com outras estruturas de saúde, instituições e comunidade em geral.