No próximo dia 24 de fevereiro, terá lugar a inauguração da mostra: “Histórias que o rio nos traz”, pelas 16h30 no auditório do Museu de Portimão, momento em que também vai ser apresentado o programa comemorativo do centenário da cidade.
Esta nova exposição, para além de dar início às comemorações de “Portimão, Cidade Centenária (1924-2024”), pretende mostrar ao público o resultado da investigação científica efetuada nas últimas décadas, que reuniu vários fragmentos do passado da cidade, revelando muitas histórias sobre o Arade, que desde a Antiguidade foi um ponto de acesso ao interior algarvio.
No decurso dos trabalhos de investigação e salvaguarda do património efetuados nos últimos anos pelo Município de Portimão, através da Divisão de Museus e Património, esta exposição no âmbito da arqueologia, que poderá ser vista na sala de exposições situada no piso 0 do Museu até 3 de novembro, "permite a perceção do rio Arade como um repositório de património e a valorização dos vestígios daí provenientes enquanto reflexos materiais das vivências das populações que habitaram a região", explica nota da Câmara de Portimão.
A comissão executiva deste projeto é composta pelo diretor científico do Museu, José Gameiro, e pelas diretoras do projeto DETDA, Vera Teixeira de Freitas e Isabel Soares a que se juntam comissários científicos e investigadores de várias entidades.
A exposição temporária conta com o apoio da Rede Portuguesa de Museus, na sequência de candidatura ao ProMuseus - Programa de Apoio a Museus, que para o efeito destinou 42.118 euros.
Refere a mesma nota que, a exposição assume particular relevância no ano em que se celebra o 100.º aniversário de elevação de Portimão a cidade, sendo de registar a vasta programação prevista pelo município.
O programa comemorativo, sob o mote “Portimão, a nossa cidade”, é dirigido a diferentes públicos, através de espetáculos de música, exposições, seminários e cinema, além da edição de vários produtos literários sobre Manuel Teixeira Gomes, invocando o presidente-escritor como patrono da cidade.
A mostra “Histórias que o rio nos traz” pode ser visitada no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00 até 31 de julho e a partir de 1 de setembro; terça (19h30-23h00), quarta a sábado (13h00-23h00) e domingo (15h00-23h00), apenas durante o mês de agosto.