Sociedade

Cemitério em Faro introduz nomes nos arruamentos

 
Com a delegação de competências por parte da Câmara Municipal de Faro para que a União das Freguesias de Faro proceda à manutenção e gestão operacional do Cemitério da Esperança, a autarquia informou em nota divulgada, que tem desenvolvido um conjunto de ações para dignificar aquele local que completa 160 anos da data da sua inauguração, como a reposição da iluminação pública, a pintura dos muros interiores e exteriores, a limpeza dos arruamentos e calçadas e a recuperação da sua capela.

Para além destas ações, a União de Freguesias refere que tomou a iniciativa de atribuir nomes aos passeios e largos do cemitério, "numa ação destinada a preservar a memória coletiva e facilitar a localização de sepulturas e pontos de interesse no local", outro objetivo passa por "melhorar a organização do espaço, tornando-o mais acessível e compreensível para os visitantes, passando este cemitério a ser dos poucos cemitérios em Portugal, com nomes atribuídos aos seus passeios e largos". 
 
Segundo Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, “a atribuição de nomes aos arruamentos do Cemitério da Esperança vai muito além de uma simples reorganização espacial. Trata-se de uma medida profundamente simbólica que reflete o nosso compromisso com a dignidade, o respeito pela memória e a valorização do património cultural e humano da nossa comunidade. Ao humanizar este espaço, estamos a criar um lugar de homenagem e introspeção, onde o passado e o presente se encontram.”